Tudo sobre enxaquecas e dores de cabeça

Qual é a diferença entre dor de cabeça e enxaqueca? Onde dói?

A principal diferença entre uma dor de cabeça e uma enxaqueca é a zona onde se sente a dor: a primeira sente-se em ambos os lados da cabeça, enquanto a segunda afeta apenas um dos lados. Para além disso, a dor de cabeça costuma caracterizar-se por uma sensação de pressão na área do cérebro, enquanto que a enxaqueca é acompanhada por outros sintomas como náuseas, hipersensibilidade à luz e dor na região ocular ou na orelha.

O que a dor de cabeça pode significar? É grave?

Existem vários tipos de dor de cabeça, com diferentes causas, sintomas e significados. Na maior parte dos casos, a dor de cabeça não é grave e é desencadeada por fatores como stress, problemas de sono ou uma simples constipação. No entanto, é também possível que a dor de cabeça seja sinal de uma doença mais grave, particularmente quando é acompanhada por outros sintomas. Nesse caso, torna-se essencial procurar ajuda médica o mais rapidamente possível.

O que a enxaqueca pode significar? É grave?

Uma enxaqueca é considerada mais severa que uma dor de cabeça, muito porque os sintomas que causa são mais incapacitantes e podem durar vários dias. No entanto, quando devidamente diagnosticada e acompanhada, esta condição não é particularmente perigosa.

Como aliviar a dor de cabeça?

Existem várias maneiras de aliviar a dor de cabeça, dependendo da severidade da mesma:

  • Beber água;
  • Beber café ou chá com moderação (contêm xantinas);
  • Evitar bebidas alcoólicas;
  • Dormir sete a nove horas por noite;
  • Aplicar uma compressa fria na zona afetada;
  • Tomar um medicamento analgésico

Como aliviar a enxaqueca?

Existem também diversas maneiras de lidar com uma enxaqueca que, na verdade, são bastante semelhantes àquelas que referimos na pergunta anterior:

  • Usar uma compressa fria na testa, cabeça ou pescoço (onde proporcionar um maior alívio);
  • Descansar num quarto escuro e silencioso;
  • Dormir sete a nove horas por noite;
  • Usar óculos de sol em zonas com muita luz;
  • Tomar um medicamento analgésico.

A que médico devo ir se tiver enxaquecas? Quando devo ir?

Se tiver enxaquecas, poderá ir ao seu médico de família. Caso seja necessário, ele ou ela poderá indicar-lhe um médico especialista, para analisar os seus sintomas de maneira mais aprofundada. Relativamente à segunda pergunta, deverá marcar uma consulta se:

  • Nenhum remédio natural ou medicamento sem receita médica parece resultar;
  • As suas enxaquecas duram mais do que três dias;
  • Costuma ter enxaquecas mais do que uma vez por mês;
  • As suas enxaquecas têm vindo a afetar a sua vida pessoal e profissional.

Por outro lado, se experienciar a enxaqueca e algum dos seguintes sintomas em simultâneo, deverá dirigir-se às emergências imediatamente:

  • Tonturas;
  • Dormência no corpo;
  • Febre;
  • Dificuldades em respirar;
  • Náuseas intensas e vómitos;
  • Dificuldade a falar;
  • Convulsões;
  • Mudanças de personalidade e comportamentos inadequados.

O que tomar para a dor de cabeça? Ibuprofeno?

Na maior parte dos casos, tomar um anti-inflamatório e analgésico com ibuprofeno é uma solução bastante eficaz para lidar com a dor de cabeça.

É normal ter dor de cabeça todos os dias?

Se tem dores de cabeça na maioria dos dias, é possível que tenha cefaleia de tensão crónica. Esta condição pode ter um grande impacto no seu bem-estar. Por isso, é essencial que fale com o seu médico e descubra a maneira mais eficaz de gerir as suas dores.

O que significa dor de cabeça num dos lados?

A dor de cabeça num dos lados costuma ser de três tipos: enxaqueca, cefaleia de tensão (dor caracterizada por uma sensação de pressão) e cefaleia em salvas (dores intermitentes que duram dias, semanas, ou até meses). Pode também ser sinal de uma sinusite, de uma doença inflamatória, de uma lesão, ou de que tem tomado uma quantidade demasiado elevada de determinada medicação.

O que significa azia e dor de cabeça?

Uma dor de cabeça acompanhada por uma sensação de azia pode ser indicativa de problemas de refluxo gastroesofágico, mas neste caso, deverá também sentir outros sintomas comuns desta condição, como regurgitação, rouquidão e ardor no peito.

O que significa enjoos/vómitos e dor de cabeça?

Tanto a dor de cabeça como os enjoos são sintomas muito comuns que todos nós já experienciámos. Quando sentidos em simultâneo, pode ser sinal de enxaquecas, hipoglicemia, ansiedade, reação alérgica a um alimento, intoxicação alimentar, ou gripe. A dor de cabeça e os enjoos podem também ser sinais de uma gravidez.

O que significa dor de cabeça perto do olho?

A dor de cabeça perto dos olhos é bastante comum e é muitas vezes acompanhada por hipersensibilidade à luz. Pode ser de três tipos anteriormente referidos: cefaleia de tensão, cefaleia em salvas ou enxaqueca, ou ser sintoma de uma sinusite ou de fadiga ocular.

O que significa dor de cabeça na nuca?

Se sentir uma dor de cabeça na sua nuca, o mais provável é que se trate de uma cefaleia de tensão. Este tipo de dor pode também ser desencadeado por problemas de postura, principalmente se passar muito tempo sentado/a à frente do computador. É também o típico tipo de cefaleias associadas a hipertensão arterial

O que significa dor de cabeça perto do ouvido?

A dor de cabeça perto do ouvido é algo raro e costuma ser indicativa de problemas como: nevralgia occipital (isto é, lesão ou inflamação do nervo grande occipital), quando acompanhada por dores no pescoço e nuca; mastoidite (infeção do mastóide); disfunção temporomandibular; ou problemas dentais.

O que significa dor de cabeça e febre?

Dor de cabeça e febre são outros dois sintomas que todos já sentimos e, quando ligeiros, costumam ser resultado de uma constipação ou gripe. No entanto, dependendo dos restantes sintomas que experienciar, dor de cabeça com febre pode também indicar o aparecimento de alergias, infeções bacterianas, meningite, insolação ou, em casos graves, cancro.

O que significa dor de cabeça ao tossir?

Apesar de não ser usual, algumas pessoas sofrem com um tipo bastante específico de dores de cabeça, que acontecem quando tossem, espirram, assoam o nariz, e até quando riem ou choram. Normalmente, este tipo de dor não é perigoso, a menos que aconteça associada com outros sintomas, como tonturas e desmaios.

O que significa dor de cabeça ao acordar?

Existem várias razões possíveis para as dores de cabeça matinais. É normal, por exemplo, acordar com este tipo de dores se tiver dormido mal, durante fases de stress elevado ou se tiver consumido álcool na noite anterior. Já dores de cabeça matinais regulares podem ser indicativas de insónias, apneia do sono, ansiedade, depressão ou tensão muscular no pescoço.

O que significa dor de cabeça à noite?

As dores de cabeça que acontecem à noite podem ser de três tipos que já conhece – tensão, em salvas ou enxaqueca – ou então de um quarto tipo, que acontece exclusivamente durante a noite, normalmente por volta da mesma hora, e que costuma levar a pessoa a acordar durante a noite algumas vezes por mês. Este último tipo de dor de cabeça é raro e, normalmente, só é experienciado por pessoas com mais de 50 anos.

Porque temos dor de cabeça na ressaca?

Apesar de ainda não haver uma resposta definitiva a esta pergunta, existem várias teorias. Uma delas, por exemplo, é que o consumo de bebidas alcoólicas leva à desidratação que, por sua vez, pode causar a dor de cabeça. Outra sugere que o álcool nos causa alterações hormonais e isso traduz-se nos vários sintomas da ressaca. Outra ainda que o álcool tem um efeito direto no nosso cérebro.

Porque tenho dor de cabeça na TPM (tensão pré-menstrual) e na menstruação?

Durante a menstruação (assim como nos dias antes), o seu corpo passa por muitas flutuações hormonais e é o declínio dos seus níveis de estrogénio e progesterona após os seus ovários libertarem o óvulo que pode levar às dores de cabeça. Para além disso, é normal sentir-se mais stressada durante a menstruação, o que não ajudar a aliviar estas dores.

A dor de cabeça durante a TPM e a menstruação pode ser de dois tipos: dor de cabeça hormonal ou enxaqueca menstrual. Ambas têm as mesmas causas, mas a segunda é mais intensa que a primeira.

Tomar um medicamento analgésico é particularmente eficaz nesta situação.

Que medicamento deve a grávida tomar para a dor de cabeça?

Anteriormente referimos que os medicamentos podem ser uma solução para aliviar a dor de cabeça, mas estes  não são recomendados durante a gravidez. Assim, caso esteja grávida, o melhor que tem a fazer é falar com o seu médico sobre as dores que tem sentido. Caso precise de alívio imediato, experimente descansar num quarto escuro, tomar um banho de água quente ou pedir uma massagem ao seu parceiro/a.

Compressa quente ou fria para a dor de cabeça? E para a enxaqueca?

Aplicar uma compressa quente ou fria na zona afetada pode ser uma solução bastante eficaz tanto para a dor de cabeça, como para a enxaqueca. Saber qual das opções usar depende do tipo de dor que sentir: para enxaquecas, por exemplo, as compressas frias são mais eficazes, enquanto no caso de cefaleia de tensão ou ressaca, será mais indicado usar uma compressa quente.

A ansiedade pode dar dor de cabeça?

Sim, a ansiedade pode levar a dores de cabeça de tensão ou a enxaquecas. A razão pela qual isto acontece não é certa, mas poderá estar relacionada com os elevados níveis de stress, o decréscimo de serotonina e/ou os problemas de sono que a ansiedade causa.

Enxaqueca é sinal de gravidez?

As enxaquecas podem ser um sinal de gravidez mas, nesse caso, deverão ser acompanhadas por outros sintomas mais comuns, como o atraso da menstruação, fadiga, enjoos matinais e mudanças de humor.

Se tiver enxaquecas, posso tomar a pílula?

Sim, mas é fundamental que fale com o seu médico para entender que tipo de pílula poderá tomar, principalmente se tiver enxaquecas com aura (isto é, com perturbações de visão), de modo a não piorar os seus sintomas ou levar a outros problemas.

Se tiver enxaquecas, o que devo e não devo comer?

A sua dieta pode ter um grande impacto na frequência e gravidade das suas enxaquecas. Como tal, sugerimos que opte sempre por alimentos naturais, sem conservantes ou sabores artificiais. Deverá evitar comer chocolate e alimentos com glúten, já que estes podem desencadear enxaquecas.

Se tiver enxaquecas, o que não devo beber?

Um tipo de bebidas que deve definitivamente evitar são as bebidas alcoólicas. Outra são as bebidas com edulcorantes artificiais. O café pode ser útil, particularmente nas enxaquecas. Tente perceber se beber café ajuda a aliviar as suas enxaquecas e tome a sua decisão.