Tudo sobre febre

Como baixar a febre? O que fazer?

Existem várias maneiras de baixar a sua temperatura, incluindo:

  • Beber mais água e bebidas frescas;
  • Tomar um banho de água morna;
  • Descansar;
  • Usar roupa leve, confortável e fresca.
  • Tomar um medicamento antifebril ou antipirético (se a febre for inferior a 39,5ºC);

Como saber se tenho febre?

Se sentir a sua temperatura corporal mais elevada do que o normal e experienciar outros sintomas, como fadiga, arrepios, suores, dores musculares e de cabeça, e sensação de fraqueza, é provável que tenha febre. No entanto, a única maneira de ter a certeza é medindo a sua temperatura. Se o fizer e tiver mais do que 38ºC, tem febre (definição da CDC – Centers for Disease Control and Prevention – USA). Note-se que existem também sociedades médicas onde valores acima de 37,3ºC são considerados febre.

Como medir a febre?

Existem três categorias de termómetros que pode usar para medir a febre:

  • De vidro: a opção mais barata, bastante fácil de ler e que pode ser usado em várias partes do corpo.
  • Digitais: uma alternativa mais moderna, igualmente fácil de interpretar e que indica a temperatura de uma maneira bastante precisa.
  • Infravermelhos: a opção mais cara, mas também mais rápida.

É febre a partir de quantos graus? Até quando é normal?

Como referimos antes, para um adulto, uma medição acima dos 38ºC é considerada febre. Na maior parte dos casos, a febre não deverá ir muito além dessa temperatura, mas se a sua atingir os 39,5ºC ou mais, deverá imediatamente falar com o seu médico.

Que tipos de febre existem?

A febre pode ser categorizada dependendo da:

  • Gravidade:
    • Febre baixa: de 38ºC a 39ºC;
    • Febre moderada: de 39,1ºC a 40ºC;
    • Febre elevada: de 40,1ºC a 41ºC;
    • Febre grave: mais do que 41ºC.
  • Duração:
    • Aguda: até sete dias;
    • Persistente: de sete a 14 dias;
    • Crónica: durante mais do que 14 dias.
  • Causa:
    • Viral;
    • Bacteriana;
    • Fúngica;
    • Devido à exposição a alergénios;
    • Devido ao início do uso de determinada medicação.

Quando me devo medicar quando tenho febre?

Se a sua febre (inferior a 39,5ºC) lhe causar desconforto e nenhuma solução natural parecer resultar, poderá tomar um medicamento antifebril, como indicado no folheto informativo, de modo a baixar a temperatura e aliviar o desconforto. Se ao fim de três dias de medicação não notar diferenças, deverá então contactar o seu médico.

Porque é que a febre dá frio?

Todos nós já sentimos arrepios quanto tínhamos febre e, apesar de parecer uma combinação estranha, há uma razão para que isso aconteça. Quando tem febre, o seu corpo produz químicos que pedem ao seu cérebro para repor o seu termóstato interno para uma temperatura elevada. Assim, em vez dos 36,5ºC do costume, a sua temperatura normal naquele momento é de, por exemplo, 38ºC. Como resposta, o seu corpo precisa de gerar calor para atingir esse “novo normal” e fá-lo ao contrair e relaxar músculos, causando assim os arrepios.

Porque é que a febre dá sono?

Uma maneira de combater a gripe e a febre é descansando regularmente e dormindo sete a nove horas por noite. Na verdade, enquanto dorme, o seu sistema imunitário é bastante mais eficaz do que enquanto está acordado/a. Por essa razão, quando está doente, o seu corpo força-o/a a abrandar ao causar mais sono do que é costume, de modo a conseguir melhorar mais rapidamente.

Porque é que a febre dá dores no corpo?

Muitas vezes, a febre é um sintoma de uma infeção viral ou bacteriana e, para as combater, o seu sistema imunitário liberta glóbulos brancos, que causam uma reação inflamatória com consequentes dores no corpo.

Porque a febre pode causar delírios?

Não é usual a febre causar delírios, mas quando se tratam de temperaturas bastante elevadas, isso pode acontecer, porque o seu organismo liberta citocinas inflamatórias, que ajudam o seu corpo a combater a febre mas, ao mesmo tempo, interferem com a atividade do seu cérebro.

Porque é que a febre pode causar convulsões?

As convulsões febris costumam afetar crianças até aos cinco anos de idade e, apesar de assustadoras, são quase sempre inofensivas. Normalmente, estas convulsões ocorrem como sinal da infeção que está também a causar a febre.

Porque é que a febre pode não baixar? O que fazer?

Se a sua febre persistir durante mais de três dias, mesmo depois de experimentar soluções naturais e medicamentosas, o mais provável é que esteja a lidar com uma condição mais complexa e que necessita, por isso, também de outro tipo de tratamentos. Nesse caso, deverá entrar em contacto com o seu médico para perceber qual a verdadeira razão por trás da sua febre.

Quem tem febre pode comer fruta?

Pode. Comer fruta não vai piorar a sua febre; na verdade, a vitamina C, os minerais e os antioxidantes presentes na fruta até lhe irão fazer bem.

Quem tem febre pode doar sangue?

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde, caso apresente sintomas de gripe (incluindo febre) de 1 de maio a 31 de outubro, será suspenso da doação durante 28 dias. Fora desse período, se tiver febre, pode voltar 15 dias depois e caso já não tenha sintomas nem esteja a fazer nenhuma medicação, pode então proceder com a doação.

O que significa febre com suor?

É perfeitamente normal (e até positivo) suar mais do que o costume quando se tem febre. O seu corpo fá-lo como uma maneira de se refrescar e iniciar o processo de recuperação da febre. No entanto, se o suor for demasiado, mesmo tendo em conta a febre, é aconselhável que procure ajuda médica.

O que significa febre com dores de barriga, vómitos e/ou diarreia?

Ter febre, dores de barriga, vómitos e/ou diarreia ao mesmo tempo pode ser sinal de uma febre viral (o tipo de febre mais comum entre adultos, normalmente fácil de tratar); de uma infeção gastrointestinal; ou da chamada traveler’s fever, ou febre de viajante, que pode acontecer quando o seu corpo se está a habituar a alimentos que experimenta pela primeira vez quando está noutro país (ou se consumir água contaminada por engano).

O que significa febre perto da menstruação?

Muitas mulheres sofrem com sintomas semelhantes aos da gripe nos dias antes da menstruação, incluindo náuseas, dores de cabeça e febre. Não é conhecida uma razão certa pela qual isto acontece, mas muitos investigadores sugerem que é devido às flutuações hormonais que ocorrem durante este período.

O que significa febre e dores no corpo?

Tanto a febre como as dores de corpo são sintomas de gripe. Contudo, eles podem também ser sinal de outras condições mais graves, como lúpus (se acompanhados de irritação cutânea, inchaço nas articulações e fadiga), doença de Lyme (se acompanhada de fadiga, dor de cabeça e suores frios) ou pneumonia (se acompanhados de dificuldade em respirar e dores de peito). Caso os sintomas persistam, marque uma consulta médica.

O que significa febre e dor de cabeça?

Sentir febre e dores de cabeça simultaneamente pode ser resultado de uma gripe normal. No entanto, poderá também ser indicativo de uma infeção do sistema nervoso central, o que por sua vez pode sugerir outras doenças como a meningite ou uma infeção cerebral. Nesse caso, é importante obter ajuda médica rapidamente. Os dois sintomas podem também resultar da febre de viajante que referimos anteriormente, particularmente se também experienciar náuseas e inchaço.

O que significa febre e dor nos olhos?

As infeções do sistema nervoso que referimos na pergunta anterior podem ter como sintoma adicional a hipersensibilidade à luz. No entanto, a febre não costuma ser acompanhada por dor de olhos. Se sentir os dois sintomas simultaneamente, ligue ao seu médico assim que puder.

O que significa febre e tosse seca?

Ter febre e tosse seca ao mesmo tempo pode ser sinal de dois tipos de infeções: do sistema respiratório inferior caso também sinta dificuldades em respirar, produção elevada de muco e dor no peito; ou do sistema respiratório superior, caso também tenha corrimento nasal, dor de garganta e dor de cabeça. Adicionalmente, a tosse pode ser sintoma de uma febre viral.

O que significa febre e falta de ar?

Uma infeção do sistema respiratório inferior pode causar febre e dificuldades em respirar.

O que significa febre e garganta inflamada?

Garganta inflamada é um sintoma muito comum da gripe. No entanto, se para além da febre e dor de garganta, notar o aparecimento de manchas brancas na garganta, alguma dor a engolir e mau hálito, há também a possibilidade de ter uma amigdalite ou faringite bacteriana.

Febre é sinal de gripe?

Como foi mencionado em várias respostas acima, sim, pode ser. Perceber se tem uma gripe ou outro problema mais grave depende dos restantes sintomas que experienciar. 

Com febre tomo banho quente, morno ou frio?

Se tiver febre, não é aconselhável tomar banhos frios, pois fazê-lo pode acabar por elevar a sua temperatura interna. O melhor é tomar banhos de água morna, que o/a relaxem e ajudem a que melhore mais rápido.